Catedral de Curitiba terá visitas guiadas mensais em 2026; veja como se inscrever
A Catedral Basílica de Curitiba, localizada no Centro da capital, está com inscrições abertas para visitas guiadas gratuitas em 2026, que ocorrem em um sábado de cada mês. Veja datas abaixo.
A visita tem como objetivo explicar e discutir os aspectos históricos e artísticos da Catedral que é, ao mesmo tempo, a instituição mais antiga da cidade – a Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668.
As visitas tem duração aproximada de 2 horas e 45 minutos, iniciando às 9h. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Datas disponíveis
As inscrições são abertas nas quartas-feiras que antecedem as visitas, às 12h. As edições de 2026 devem ocorrer nas datas:
- 24 de janeiro
- 21 de março
- 11 de abril
- 23 de maio
- 20 de junho
- 18 de julho
- 15 de agosto
- 19 de setembro
- 17 de outubro
- 14 de novembro
- 12 de dezembro
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais está localizada na Rua Barão do Serro Azul, 31, Praça Tiradentes.
- Prejuízo: Barracão de empresa é destruído por incêndio no PR dias antes da inauguração
- Melhora: advogada que salvou família em incêndio acorda e se comunica com familiares
- Bombou no g1: Zeladora passa dias recusando ligações de aviso de prêmio de R$ 100 mil
As visitas ocorrem desde agosto de 2016, com foco em história e arte sobre a catedral que possui mais de 350 anos.
Os visitantes são levados pelos espaços da igreja, sendo alguns restritos ao público em geral, observando vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.
O mediador, Gabriel Forgati, iniciou o projeto a partir de uma proposta acadêmica no Bacharelado em História – Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
É uma iniciativa que faz parte da chamada História Pública, que propõe levar o conhecimento histórico produzido dento das universidades para públicos não acadêmicos.
O guia diz que, apesar da visita ser realizada dentro da igreja, ela não tem cunho religioso e é voltada a discutir os aspectos históricos e artísticos da catedral e da cidade.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte Original: G1
Publicar comentário