Aquisição da Warner: entenda como está a disputa entre Paramount e Netflix
A Warner Bros. Discovery orientou seus acionistas, nesta quarta (17), a recusar a proposta da Paramount para a compra da empresa. De acordo com a companhia, a oferta da Netflix pelos estúdios e pelo serviço de streaming HBO Max segue sendo mais vantajosa.
Em uma carta enviada aos investidores, a Warner descreveu a proposta da Paramount como “ilusória”. A empresa também manifestou preocupação com a forma como a família Ellison, da Paramount, estruturou o financiamento do negócio.
“Acreditamos firmemente que a união de forças entre a Netflix e a Warner Bros. oferecerá aos consumidores mais opções e valor, permitirá que a comunidade criativa alcance um público ainda maior com nossa distribuição combinada e impulsionará nosso crescimento a longo prazo. Fechamos este acordo porque seu amplo portfólio de franquias icônicas, extenso catálogo e fortes capacidades de estúdio complementarão (e não duplicarão) nossos negócios atuais”, afirmou a Warner.
Entenda a disputa
- A Netflix anunciou, no dia 5 de dezembro, o acordo de compra dos estúdios de TV e cinema e da divisão de streaming da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões (382 bilhões de reais).
- Após o anúncio do acordo, a Paramount apresentou uma “oferta hostil” no dia 8 de dezembro, oferecendo US$ 108 bilhões na tentativa de adquirir a gigante do entretenimento.
- Ao contrário da Netflix, a Paramount pretende comprar a Warner Bros. Discovery integralmente, incluindo os canais de TV a cabo da companhia (CNN e TNT).
- A Paramount oferece comprar a Warner por 30 dólares por ação, em comparação com a Netflix, que apresentou uma oferta de 28 dólares por ação.
- Além do dinheiro, a principal questão é que qualquer acordo terá que passar pelas entidades reguladoras do governo dos EUA.
- Segundo a Reuters, a aquisição pela Netflix provavelmente enfrentará forte “escrutínio antitruste”. Por isso, a Paramount argumenta que, com a empresa, essa aquisição teria mais chances de ser aprovada.
- No entanto, a Warner anunciou nesta quarta (17) que não recomenda a proposta da Paramount, mas a decisão segue a cargo dos acionistas.
O que acontece agora?
O desfecho depende de acionistas e reguladores, com a Paramount apostando que o valor oferecido pode furar o acordo. “Os acionistas da WBD merecem a oportunidade de considerar nossa oferta superior em dinheiro por suas ações da empresa inteira”, disse Ellison em um comunicado.
De acordo com a AP, a proposta da Paramount não está totalmente descartada. Embora a carta enviada aos acionistas na quarta-feira indique que a oferta da Paramount não é a preferida pelo conselho da Warner Bros., os acionistas ainda podem optar por vender suas ações em favor da oferta da Paramount pela empresa inteira — incluindo as gigantes da TV a cabo CNN e Discovery.
Fonte Original: G1
Publicar comentário