Uma mulher arrancou e vandalizou, na segunda-feira (29), 40 árvores que tinham sido plantadas por voluntários em Curitiba.
Câmeras de segurança registraram a situação. Nas imagens é possível observar o momento em que a mulher estaciona o carro e, sozinha, vai em direção ao canteiro onde estão as plantas. Ela arranca algumas árvores, e corta outras de propósito. Assista ao vídeo acima.
As árvores foram plantadas no início de dezembro, no canteiro da Avenida Nossa Senhora da Luz, por voluntários do coletivo “Um Milhão de Árvores”. Após notarem o estrago, eles registraram um Boletim de Ocorrência (B.O).
“A gente ficou muito chocado. Os membros do coletivo alguns chegaram a chorar ao ver essas cenas, do trabalho que a gente fez, com muita dedicação, para conscientizar sobre as mudanças climáticas, sobre o cuidado com a nossa cidade, e depois vem essa situação de uma pessoa destruir um trabalho de um coletivo inteiro”, detalha Luciano Padilha.
Segundo o grupo, das 40 plantas destruídas, 11 eram araucárias – espécie protegida por lei no Brasil. Conforme a legislação, destruir uma árvore de araucária pode ser classificado como crime ambiental, sujeito a multas.
Nesta quinta-feira (1º), o coletivo voltou ao local para consertar o que a mulher estragou.
A vereadora Laís Leão (PDT) protocolou dois ofícios à Guarda Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente pedindo fiscalização e providências relacionadas ao caso.
- Litoral: Sem água há dias, moradores de Guaratuba vão até bica para tomar banho
- Previsão do tempo: Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas
- Violência: Padrasto é morto a facadas ao tentar defender enteada de ex-namorado
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte Original: G1
