Ponte da Integração x Ponte da Amizade: entenda diferença de ligações do Brasil com o Paraguai, em Foz do Iguaçu

O Paraná possui duas pontes que ligam o Brasil ao Paraguai, ambas estão localizadas em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Contudo, a Ponte da Integração e a Ponte da Amizade cumprem funções diferentes na ligação entre os dois países.

Enquanto a Ponte da Amizade, inaugurada há quase 60 anos, concentra o fluxo diário de pessoas e o turismo de compras em Cidade do Leste, a Ponte da Integração foi projetada para desviar caminhões e aliviar o trânsito pesado da região central da cidade.

“Essa ponte fará a retirada dos veículos de grande porte de dentro da cidade de Foz do Iguaçu e isso será transformador para o desenvolvimento e a integração regional”, comentou o Ministro dos Transportes, Renan Filho, durante cerimônia de inauguração da Ponte da Integração. A partir da abertura, realizada no sábado (20), o tráfego de caminhões vazio pela Ponte da Amizade está proibido.

A inauguração da ponte, no entanto, foi marcada por “ruídos diplomáticos” entre os países. Brasil e Paraguai realizaram cerimônias separadas e, em discurso na Cúpula do Mercosul, Santiago Peña, presidente do Paraguai, lamentou o fato de a representação diplomática dos dois países não ter conseguido chegar a um acordo e disse ter ficado com “gosto amargo na boca”.

Leia mais:

Ponte da Integração

A Ponte da Integração Jaime Lerner liga Foz do Iguaçu, no Brasil, à cidade de Presidente Franco, no Paraguai. A estrutura foi concluída em 2022 e passou a operar de forma gradual após inaugurações separadas nos dois países, realizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Santiago Peña.

A ponte estaiada tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente. Ela é a segunda ligação viária entre Brasil e Paraguai na região. A primeira é a Ponte da Amizade, inaugurada há mais de 60 anos.

A expectativa, segundo a Itaipu Binacional – que atua como agente financiador do projeto –, é que a estrutura ajude a aliviar o tráfego intenso da ponte antiga, considerada uma das fronteiras terrestres mais movimentadas do país, com circulação diária de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos.

O trânsito na ponte está autorizado somente a caminhões vazios, nos dois sentidos, em horário limitado: entre 22h e 5h. A partir de 18 de janeiro, ônibus de turismo fretados poderão circular das 19h às 7h. Ainda não há previsão para a liberação de carros e motos.

Com a mudança, a passagem de caminhões vazios pela Ponte Internacional da Amizade não será mais permitida.

Ponte da Amizade

A Ponte da Amizade é a fronteira terrestre mais movimentada do Brasil. Diariamente, milhares de pessoas atravessam a ligação entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, seja para trabalhar, estudar ou fazer compras no comércio paraguaio.

Inaugurada em 27 de março de 1965, a ponte tem 552 metros de comprimento e um vão livre de 303 metros. À época da construção, era uma das maiores pontes em concreto armado do mundo. As obras começaram em 1956 e mobilizaram mais de mil operários.

A consolidação de Cidade do Leste como polo comercial começou junto com a construção da ponte. Fundada em 1957, a cidade cresceu impulsionada pelo comércio fronteiriço e pelo turismo de compras, que até hoje impacta diretamente o fluxo na Ponte da Amizade.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.


Fonte Original: G1