Vazamento de açúcar mata peixes e contamina cursos d’água em Morretes, no litoral do PR
Um acidente ambiental causado pelo vazamento de açúcar deixou peixes mortos em cursos d’água próximos à linha férrea do bairro Ponte Alta, em Morretes, no litoral do Paraná. Segundo a prefeitura, o material era transportado por trens da concessionária Rumo, que não comunicou os órgãos ambientais sobre o ocorrido.
O caso foi denunciado por moradores da região. Um relatório do Instituto Água e Terra (IAT) estima que cerca de 12 toneladas de açúcar tenham vazado no local.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as equipes foram até o local e os técnicos encontraram uma grande quantidade de açúcar bruto despejado diretamente sobre o solo ao longo de cerca de 750 metros da faixa ferroviária.
Segundo o município, o material estava em avançado estado de decomposição, o que indica que o vazamento pode ter ocorrido há mais de dez dias.
A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o IAT não foi comunicado do vazamento.
Em nota, a Rumo informou que realizou uma reunião técnica com a prefeitura para avaliar a situação e que atua na contenção e remoção do produto.
“Técnicos ambientais da empresa estão conduzindo análises, monitoramentos e executando os procedimentos corretivos previstos, em conformidade com o Plano de Ação de Emergência (PAE) aplicável ao produto. Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para a mitigação de eventuais impactos e as causas serão devidamente apuradas. A empresa permanece à disposição dos órgãos competentes”, disse a nota.
- Violência: Mulher esconde celular na calcinha para conseguir denunciar cárcere privado
- Recuperação: Após quase dois meses na UTI, advogada que salvou família em incêndio acorda e se comunica com familiares
- Entenda: Maringá prevê R$ 600 mil em orçamento para recompensar com até R$ 1 mil moradores que denunciarem crimes em 2026
Indícios de ocultação dos resíduos
Durante a vistoria, os técnicos identificaram indícios de tentativa de ocultação do resíduo, com parte do açúcar soterrada por brita e coberta com cal virgem.
A prefeitura alerta para o risco de que o material seja carregado pela chuva para rios e nascentes da região, o que pode afetar também o abastecimento de água dos moradores.
O município também recebeu registros de peixes mortos em tanques de criação localizados a até três quilômetros do ponto onde o açúcar foi encontrado.
A Prefeitura de Morretes informou que, como não foi comunicada previamente pela Rumo sobre o acidente ambiental, notificou a concessionária por meio de um Auto de Constatação Ambiental, para que preste esclarecimentos e adote as medidas necessárias.
Um mapeamento dos rios, cursos d’água e das famílias possivelmente afetadas foi iniciado. A Defesa Civil do município está fornecendo água potável aos moradores que ficaram sem acesso à água considerada própria para consumo.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte Original: G1
Publicar comentário