Verão no Paraná terá períodos de chuva intensa e temperaturas acima da média, diz Simepar

O verão começa às 12h03 deste domingo (21). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação terá chuva intensa em janeiro. Em março, as temperaturas podem ficar acima da média.

O Simepar destaca que, historicamente, os maiores acumulados de chuva no Paraná são registrados durante o verão. Ao contrário da primavera que teve diversos temporais, serão volumes maiores, mas de menor severidade.

O mês que deve ter maior intensidade é janeiro, com mais chuva do que a média. Fevereiro e março irão registrar precipitações irregulares, sendo o último mês mais seco.

“Especialmente em janeiro, massas de ar quente e úmido (tempo abafado) irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre os períodos da tarde e da noite, deixando o acumulado mensal de chuva ligeiramente acima da média climatológica em várias regiões”, disse Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Isso acontece porque o fenômeno La Niña tem probabilidade de aproximadamente 50% de permanecer até o início de fevereiro. Depois, cai para 20%.

O litoral do Paraná deve ser a região com mais registro de chuva. Em janeiro, a média histórica é de 458 mm. Em fevereiro, 263 mm. Em março, entre 218 mm e 357 mm.

Com esse mesmo histórico, oeste é a região com menos chuva em janeiro, com até 179 mm. Sul e norte se destacam como as mais secas com até 164 mm em fevereiro e até 140 mm em março, respectivamente.

As regiões mais quentes são oeste e norte, com média de 31.9°C e 30°C em janeiro, respectivamente. Em fevereiro, 32.1°C e 30°C. E em março, 31.6°C e 30.8°C.

No início do ano, historicamente, a temperatura mínima média mais baixa fica entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a região central e o sul, com 17°C.

Leia também:

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.


Fonte Original: G1